Quando se fala em safra de inverno, a Serra Gaúcha trabalha na produção de grãos e cereais. Se destacam na região o trigo, cevada e a aveia branca. Em outros pontos do Rio Grande do Sul também chamam a atenção a canola e a aveia preta. Na última sexta-feira (28) a Emater-RS divulgou a estimativa da safra de 2024.
Na prévia se prevê uma redução de cerca de 9% na área plantada do trigo, no ano passado os números ficaram em torno de 48 mil hectares, nesse a projeção é de cerca de 43 mil. De qualquer forma, espera-se que a safra seja melhor do que a anterior, que não teve uma boa qualidade. O extensionista da Emater em Caxias do Sul, João Villa, destaca que a plantação em Vacaria é referência para Caxias. Porém, a semeadura pode atrasar e vir a atrapalhar o próximo ciclo.
Sobre a forte instabilidade do mês de maio, Villa cita que a safra de trigo não deve ter os impacto do alto volume de chuva, pois em Vacaria (local de maior produção) o volume não foi tão alto quanto nas outras cidades.
Em relação ao Estado, a produção deve superar 4,06 milhões de toneladas de trigo na Safra de Inverno 2024, um aumento de 55,27% em relação à safra de 2023, que totalizou 2,6 milhões de toneladas.