O empreendedorismo tem registrado altos índices de crescimento no Brasil, e o mercado de franquias acompanha essa tendência. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um aumento de 13,5% em 2024. Além do crescimento no número de franqueados, o faturamento do setor também apresentou alta, atingindo R$ 273,8 milhões.
A ABF divulgou que algumas áreas específicas tiveram maior destaque, como entretenimento e lazer, com crescimento de 16,6%, seguido por saúde, beleza e bem-estar (16,5%), alimentação (16,1%) e, por fim, comércio e distribuição (14,7%).
Segundo a associação, esses índices estão diretamente relacionados ao aumento do consumo, impulsionado por fatores como a queda nos índices de desemprego, que registrou uma média de 6,6% no ano passado, a menor taxa já observada em 14 estados brasileiros, e o crescimento do poder de compra das famílias.
O economista Rodrigo Vila Real explica que países com mercados de franquias em expansão possuem características que favorecem o pleno desenvolvimento dos negócios. Ele ressalta que nem todas essas condições estão presentes no Brasil e, apesar de o país ainda enfrentar desafios estruturais, o consumo segue aquecido, impulsionando o setor.
Entre as marcas franqueadas com maior crescimento, a Cacau Show se mantém na liderança pelo terceiro ano consecutivo, com 4.216 operações e uma expansão de mais de 10% em 2024. Em segundo lugar está a marca de cosméticos O Boticário, com 3.746 unidades, seguida pela rede de fast food McDonald’s, que conta com 2.704 operações.