Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Médico alerta: Novembro Azul destaca aumento de DSTs e reforça segurança da vasectomia

  • Noriana Behrend
  • 22/11/2025
Foto: Freepik

A campanha Novembro Azul reforça, neste ano, a necessidade de ampliar o debate sobre a saúde masculina para além do câncer de próstata. O urologista cooperado da Unimed Serra Gaúcha, Dr. Gustavo Toniazzo, chama atenção para o avanço das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) entre homens e para a persistência de mitos sobre a vasectomia.

O especialista destaca que o tabu em torno do exame de toque retal vem diminuindo. “Hoje é raro que um paciente deixe de realizar o exame por vergonha”, afirma. Mesmo assim, o calendário preventivo ainda é pouco seguido: avaliação cardiológica a partir dos 40 anos, rastreamento de câncer colorretal aos 45 e PSA com toque retal anualmente a partir dos 50, ou antes em casos de histórico familiar.

Toniazzo observa que temas como disfunção erétil, infertilidade e problemas urinários ainda afastam homens dos consultórios por constrangimento. “São queixas comuns e tratáveis, mas muitos evitam buscar ajuda por associarem isso à perda de virilidade”, explica.

Entre os alertas mais urgentes está o aumento de casos de HIV e sífilis, sobretudo entre jovens. A queda no uso de preservativos, segundo o médico, tem contribuído para o avanço das infecções. “A sensação de segurança oferecida pelos tratamentos modernos fez muitos abandonarem cuidados básicos”, afirma.

A vasectomia também segue envolta em desinformação. O urologista reforça que o procedimento é simples, seguro e não interfere na função sexual — apenas na fertilidade. Apesar de reversível em alguns casos, o sucesso da reversão diminui com o tempo. “É um método que deve ser considerado definitivo”, destaca.

Sobre a andropausa, o médico explica que a queda hormonal pode provocar baixa libido, irritabilidade e fadiga, mas não ocorre em todos os homens. Os sintomas, muitas vezes confundidos com estresse ou depressão, devem ser investigados com avaliação médica e dosagem de testosterona.

Ao final, Toniazzo reforça a importância da prevenção contínua. “Diagnósticos precoces salvam vidas. Consultar regularmente não é fraqueza, é cuidado e responsabilidade”, conclui.

O Novembro Azul reforça, assim, a necessidade de derrubar tabus, atualizar informações e fortalecer a cultura do autocuidado entre os homens.

Tags:
  • #NovembroAzul #SaudeMasculina #DSTs #HIV #Sifilis #Prevenção #Urologia #Vasectomia #Andropausa #Autocuidado #UnimedSerraGaucha #DrGustavoToniazzo #BemEstarMasculino #SaudeDoHomem
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias
  • Publieditorial

Equipes de resgate da CSG recebem capacitação às vésperas da alta temporada de verão

  • Redação
  • 22/11/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Notícias

Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar e Bolsonaro é preso

  • Redação
  • 22/11/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Samae realiza limpeza da adutora de água do Sistema Maestra nesta quinta-feira

  • 07/10/2026
ler post

Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia lança site oficial

  • 07/10/2026
ler post

“O PL vai vencer a próxima eleição municipal e retomar o protagonismo de Caxias do Sul”, afirma Mauricio Marcon

  • 07/10/2026
Leia também
  • Brigada Militar localiza veículo relacionado a homicídio com quatro homens e apreende duas armas de fogo em Bom Princípio
  • Aniversário do Via Atacadista distribui mais de meio milhão de reais em prêmios nas 23 lojas da rede
  • Estação Rodoviária de Caxias do Sul promove ação especial de Dia das Crianças nesta sexta-feira
  • São Patrício Bar promove 1ª edição do Rock Gol com futebol, música e ação solidária no Estádio Municipal
  • PRF apreende 62 kg de cocaína em Vacaria
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar