Faltando pouco mais de 20 dias para a 4ª edição da Festa das Colheitas, iniciam os últimos preparativos para o segundo maior evento comunitário do município. Entre os dias 7 e 23 de março, sempre de sexta a domingo, o Centro de Eventos da Festa da Uva receberá milhares de visitantes, que neste ano poderão apreciar o melhor da agricultura familiar e da cultura italiana.
A Festa das Colheitas integra o Calendário de Comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, celebrados em 2025. Com o mote “A cultura italiana transformada em Festa”, a 4ª edição da festividade espera reunir um público de mais de 80 mil pessoas no Centro de Eventos da Festa da Uva ao longo dos três finais de semana de festa – 7, 8 e 9, 14, 15 e 16, e 21, 22 e 23 de março.
Nesta quinta-feira (13), uma comitiva da Festa das Colheitas realizou uma visita a Rádio Caxias, onde a rainha da Festa da Uva 2024, Lizandra Mello Chinali, aproveitou para estender o convite a toda a população para prestigiar o evento e todas as suas atrações.
Durante os nove dias de evento, diversas apresentações artísticas estão previstas, desde dança, música, coro e teatro, as performances vão reverenciar a cultura ítalo-gaúcha e homenagear os colonos. Entre as principais atrações, está a cantora e compositora italiana Mafalda Minnozzi, conhecida pela sua forte identificação com o povo brasileiro, e o show das Italianas do Brasil, Thaina e Thairine, que animam as principais celebrações italianas do país.
O objetivo da festividade é celebrar a colheita, o trabalho do produtor rural e a hortifruticultura, visto que Caxias do Sul é a segunda maior produtora do gênero no estado. A tradicional gastronomia italiana e a gaúcha também estarão presentes na festa. A programação do evento é totalmente gratuita, mas a organização sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinada ao Banco de Alimentos do município.