Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aponta que 4.674 consultas agendadas tiveram a ausência dos pacientes no mês de abril. Foram 3.504 faltas em consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 1.170 faltas nas consultas no Centro Especializado de Saúde (CES). Destas, mais da metade, 2.801 consultas, foram nos últimos 15 dias do mês.
Os atendimentos nas UBSs estão voltados para médico clínico ou de Estratégia Saúde da Família (ESF), ginecologista e pediatra. Conforme a SMS, essas consultas são agendadas com uma semana de antecedência. No CES as faltas estão relacionadas a setores de saúde especializados, entre eles: cardiologia, ortopedia, pneumologia, urologia, neurologia, ginecologia, cirurgia vascular, cirurgia pediátrica, coloproctologia, enfermagem, nefrologia e nutricionista, entre outros.
No caso das consultas no Centro Especializado os atendimentos são agendados pela Central de Regulação da SMS, que marca com cerca de 15 dias de antecedência. Nesse processo, após o agendamento, a equipe da UBS contata o paciente, que vai até o postinho retirar um comprovante de papel com a data e horário da consulta antes do atendimento no CES. Enquanto isso, as consultas de retorno são agendadas diretamente no CES.
O secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, frisa que o usuário do sistema também precisa ser responsável pelo comparecimento ou avisar que não irá até o local. Ele complementa as informações de faltas em exames especializados no CES. Outros levantamentos na saúde também vão ser feitos.
A Secretaria destaca que cada as faltas tiram a oportunidade de outro paciente realizar a consulta. No caso de atendimentos com especialistas, as faltas prejudicam os usuários que aguardam a consulta e geram tempo ocioso.