O ano letivo começa para estudantes do Ensino Fundamental de 83 escolas municipais de Caxias. O retorno marca o começo de uma etapa para alguns dos pequenos que ingressam no 1º ano, a continuidade da vida escolar para outros, e a conclusão de uma etapa para os que iniciam o 9º ano. Aproximadamente 3 mil professores estão preparados para receber os 32.395 alunos matriculados.
Em preparação ao ano que está iniciando, no início do mês, um evento foi realizado pela Prefeitura de Caxias e Secretaria da Educação (Smed) com equipes diretivas da rede. Cerca de 200 diretores e vice-diretores participaram do encontro que marcou o ponta pé inicial nos trabalhos do ano.
Segundo o secretário da Educação, Edson da Rosa, obras para melhorias da estrutura de escolas estão nos planos da pasta assim como a ampliação da rede com novas escolas. Neste contexto, a expectativa envolve, inclusive, escolas de educação infantil. O titular cita também que a rede hoje é formada por 50 mil pessoas e um orçamento de R$ 680 milhões. Edson da Rosa conta que o grande volume de chuva também evidenciou grandes problemas.
Somando o quantitativo de matriculados no ensino fundamental e as 14.013 crianças na Educação Infantil, a rede é responsável por 46.408 estudantes. As atividades retornaram no dia 29 de janeiro.
Já a rede estadual de ensino retornou às aulas, nesta segunda-feira (19). Em Caxias, quase 23 mil alunos estão cadastrados em escolas do Estado. Ou seja, o município tem atualmente 69.343 matriculados na educação básica.