O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 ocorre nos dias 15 e 16 de outubro. Este ano, Caxias do Sul apresenta um aumento de 35% na participação de penitenciários em relação à edição anterior, quando 203 pessoas participaram. Neste ano, cerca de 309 pessoas privadas de liberdade estão aptas a participar da edição. Destas, 121 são do Presídio Regional de Caxias do Sul e 188 da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul.
A participação dos apenados é voluntária e, por meio da realização da prova, é possível obter a certificação da educação formal. O nível de dificuldade das provas é o mesmo para um aluno fora do sistema penitenciário, e a única diferença é que, no caso das pessoas privadas de liberdade, a aplicação é realizada nas próprias casas prisionais.
Conforme a chefe da Divisão de Educação Prisional, Carine Dias, o aumento no número de inscrições demonstra a busca por qualificação futura dos presos, além de promover a integração social.
Atualmente, a parceria entre a Polícia Penal e os NEEJAs é uma das diversas medidas voltadas para a área de educação e orientação profissional estabelecidas em legislação, para que servidores técnicos superiores penitenciários de diversas áreas possam atuar nos estabelecimentos com efetividade, proporcionando à pessoa privada de liberdade o acesso à educação e também à sua reintegração à sociedade.
Dessa forma, os coordenadores apoiaram o processo de inscrições, que só podiam ser realizadas pela internet e se encerraram no dia 9 deste mês. Nesta edição, a aplicação da prova deve ocorrer em 103 unidades do Estado.