A estimativa é da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O dado que revela uma avaliação positiva da retomada do Carnaval na cidade. A adesão do público foi o mais surpreendente, segundo o Executivo. Para melhor dimensão, o desfile das escolas de samba, na sexta-feira (09), e os diversos blocos que movimentaram o final de semana, contabilizaram aproximadamente 150 mil pessoas.
A secretária da Cultura, Cristina Calcagnotto cita que a participação popular provou que a comunidade tinha saudade do Carnaval. Ela destaca que a retomada das atividades é um processo que exige segurança e respeito. Cristina frisa que a festa é popular e envolve toda a cidade, por isso precisa ser planejada sempre em conjunto.
Sobre os desfiles, que ocorreram na rua Plácido de Castro próximo ao complexo da Maesa, a presidente do Instituto Samba, Jéssica de Carli, pontua que o sentimento foi de euforia e já de grande expectativa para 2025. Ela cita que as quatro escolas que desfilaram se entregaram para fazer acontecer. A arquiteta comenta o local dos desfiles e sugere uma maior divulgação da ocupação do entorno da Maesa como espaço cultural.
Sobre este aspecto, a secretária da Cultura reconhece que as discussões do melhor local para as manifestações envolvem diferentes opiniões e aspectos. Cristina Calcagnotto aponta que é um fator que será discutido e reavaliado.
As manifestações carnavalescas ainda seguem nos próximos dias, em Caxias do Sul, com os blocos da Farofada e Arco-Íris e o pós-carnaval da Escola de Samba São Vicente. O Carnaval 2024 do município também teve o apoio da União da Associações de Bairros (UAB) e da Associação Amigos da Maesa (AMaesa).