O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) registrou um aumento na participação dos gaúchos. A pesquisa é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em 2023, por exemplo, a participação dos estudantes do 3° ano de ensino médio foi de 75%, já em 2021, 44% dos alunos realizaram a etapa avaliativa. No ensino fundamental, 90% dos alunos do 5° ano realizaram as avaliações e 84% dos adolescentes do 9° ano também.
Com um desempenho de 6,9 a Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, de Flores da Cunha, esteve entre as 20 melhores do estado, levando em consideração os anos finais do Ensino Fundamental.
O secretário da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, Itamar Brusamarello, fala sobre o significado do resultado desta escola, que ficou na décima segunda colocação.
A rede estadual atingiu a nota 5,8 nos anos iniciais de ensino fundamental e 4,7 nos anos finais. Já o ensino médio teve um indicador de 3,9.
Em relação aos níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, o Rio Grande do Sul está entre os estados com os maiores índices. As notas são organizadas em uma escala de 0 a 10 pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). No ensino médio, a nota padronizada do Saeb é de 4,7: a quarta maior entre os 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Já no fundamental da rede estadual, obteve o resultado de 6,1 nos anos iniciais e em 5,2 nos anos finais. Os testes do Ideb foram aplicados em novembro e dezembro de 2023.