A Feira de Turismo de Gramado, grande evento de negócios turísticos das Américas, nasceu há mais de três décadas com a missão de conectar marcas, destinos e pessoas para contribuir no desenvolvimento do turismo. Em 2024, o evento ocorre de 7 a 10 de novembro, no Serra Park. A expectativa é de que mais de 12 mil pessoas visitem a feira que chega à sua 36ª edição.
Os organizadores estimam que haverá um crescimento no número de marcas expostas, especialmente as internacionais. Já se percebe um aumento na procura pelos espaços segmentados como LGBT+ e Luxury, que ganham mais visibilidade a cada edição. Com relação à presença de público, estima-se repetir o sucesso do ano passado, quando cerca de 15 mil pessoas circularam pelos corredores nos dias de programação.
Fernando Gusen, que trabalha na comunicação da feira, destaca que a grande novidade para o Festuris desse ano é o Salão do Rio Grande do Sul, local que vai dar visibilidade ao potencial turístico do Estado, que sofreu com uma tragédia climática histórica no mês de maio.
A abertura oficial do Festuris ocorre na noite do dia 7, quinta-feira, no Palácio dos Festivais. Na feira, são esperadas mais de 12 mil pessoas, mais de 2,5 mil marcas, mais de 400 estandes para negociação e mais de 50 destinos internacionais. Em negociações, a meta é superar os R$400 milhões efetivados em 2023.