A atividade de garimpo de peças movimenta uma cadeia criativa em constante expansão. Caxias do Sul também integra o mapa de resgate histórico com um nome consolidado, o Antiquário Jonathan Franco, que, ao longo dos anos, tem transformado memórias em acervo. Neste próximo final de semana, dias 9 e 10 de agosto, ocorre a 33ª edição da maior feira de antiguidades da região, em celebração ao Dia dos Pais, em Caxias do Sul.
Atualmente, o acervo conta com mais de 60 mil peças, o que consolida o evento como o maior do Sul do Brasil. Durante dois dias, a sede do Antiquário se transforma em ponto de encontro de colecionadores e apreciadores que desejam reviver a nostalgia do passado. Com um trabalho intenso e constante, o garimpo e a curadoria das peças começam muito antes da feira, por meio de contato com famílias interessadas em vender itens de residências, imóveis antigos e coleções particulares.
Graças a esse trabalho minucioso, cada edição traz itens novos e exclusivos. A organizadora da feira, Taís Dall’Agnol, destaca os últimos garimpos realizados, que prometem encantar o público, como peças clássicas da portaria Eberle. Ela também ressalta a mobilização dos visitantes, muitos dos quais buscam, inclusive, indicações de hotéis e restaurantes na região, um movimento que ultrapassa os limites da feira e impacta positivamente o turismo local.
Após o evento, o Antiquário segue em atividade contínua, com compra e venda de peças, mantendo viva a essência do espaço. Interessados em vender itens para o garimpo podem entrar em contato pelo telefone (54) 99124-7288. A feira ocorre das 9h às 18h, na rua Ângelo Chiarello, 3374, no bairro Pio X, com entrada gratuita.