Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, o livro “Caxias do Sul: história e cultura nos distritos”, escrito por Marivania Sartoretto, idealizadora do Guia de Caxias do Sul, surgiu a partir da percepção da autora sobre a ausência de materiais que detalhassem a história dos distritos caxienses. Os exemplares foram distribuídos à rede de ensino do município.
A produção da obra levou dois anos e contou com ampla pesquisa, como referências bibliográficas, contato com arqueólogos e historiadores, além de visitas aos distritos de Caxias do Sul, que serviram como base para as informações publicadas no livro.
Segundo a autora Marivania Sartoretto, o projeto traz registros inéditos de diferentes épocas. Ela destaca a importância da obra para a comunidade, especialmente na formação dos estudantes, permitindo que compreendam o território onde vivem de forma interativa e acessível.
Com 120 páginas, a obra reúne textos, fotos, mapas e ilustrações que abordam o surgimento dos distritos a partir da diversidade étnica, além da riqueza cultural e histórica das sete regiões distritais de Caxias do Sul: Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca. O livro também destaca as regiões administrativas de Ana Rech, Desvio Rizzo, Forqueta e Galópolis.
Na última semana, o livro foi entregue à secretária municipal de Educação, Marta Fattori; à assessora pedagógica da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), Rosana Maltauro; e ao representante do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe) da Serra Gaúcha, Roberto Carlos.
O exemplar em formato PDF pode ser acessado por meio do link https://www.guiadecaxiasdosul.com/noticias/todas-as-noticias/acesse-pdf-do-livro-caxias-do-sul-historia-e-cultura-nos-distritos