Criada em 2020 pela agência Intervene, a marca já é utilizada em materiais publicitários da Secretaria Municipal de Turismo, com a ilustração das potencialidades da cidade nas áreas de gastronomia, história e natureza.A identidade visual busca destacar os principais atrativos turísticos de Caxias do Sul, divididos em quatro eixos: Gastronomia, História, Natureza e Economia, que incluem hospedagem e eventos. Esses pilares foram definidos com base em pesquisas de mercado e serão utilizados como elementos colecionáveis associados à marca.
A estética da “Curta Caxias” também reflete inovação e modernidade, ao mesmo tempo em que homenageia a tradição e a história da cidade. As cores seguem a paleta do escudo municipal, com tons vivos de verde (pinheiro e floresta), amarelo (trigo) e púrpura (uva), adaptados para transmitir vitalidade e contemporaneidade.
As fontes escolhidas para a marca foram projetadas para reforçar a ideia de acolhimento, modernidade e tradição, comunicando de forma atemporal o conceito da tagline: “Cada parada, uma nova descoberta.” Além disso, a referência aos selos como elemento central da identidade conecta a marca com a ideia de autenticidade, história e colecionismo.