As tratativas começaram esta semana, durante uma reunião on-line da presidente da Câmara de Vereadores, Marisol Santos (PSDB), com representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O tema foi a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eles representam 17 metas globais estabelecidas pela ONU,como parte da Agenda 2030.
As diretrizes abordam questões como pobreza, fome, saúde, educação, igualdade de gênero, mudanças climáticas, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social. Cada objetivo possui metas específicas, totalizando 169 alvos. O cumprimento desses alvos até 2030 busca transformar positivamente o mundo em diversos aspectos.
Marisol ressalta que, durante o encontro virtual, foi expresso o desejo de aproximar a gestão da Casa aos ODS. Ela conta que solicitou o apoio da organização na construção do processo. A parlamentar destaca a importância de sensibilizar o público interno da Câmara sobre o tema, incluindo servidores, estagiários, vereadores e suas assessorias.
A presidente do Legislativo ainda ressalta que há um contato em andamento com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para integrar o conhecimento acadêmico na construção de uma Câmara engajada nas questões que impactam na vida das pessoas, como a erradicação da fome, a questão climática e a equidade de gênero. A busca por parcerias visa transformar a Câmara em uma referência no debate sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, não apenas a nível local, mas também nacional e internacional. Ainda de acordo com Marisol, a coordenadoria do PNUD também destacou que a maioria dos projetos apoiados pela organização está concentrada nas regiões Norte e Nordeste do país, onde os indicadores são mais preocupantes. No entanto, ela colocou a ONU Brasil à disposição para auxiliar no que for necessário ao Legislativo caxiense.