A arbitragem é assunto frequente nas últimas semanas do Campeonato Gaúcho. Os clubes tem se manifestado contrários as decisões e alegam falta de critérios para justificar os erros das equipes de árbitros. O Juventude, no seu entendimento, foi prejudicado pelo pênalti marcado para o Avenida no empate desta quarta-feira (12) e se posicionou em relação aos equívocos e pressão realizada pela dupla Gre-Nal.
A direção se posicionou publicamente pelos erros da arbitragem nas últimas partidas e já protocolou uma reclamação formal para a Federação Gaúcha de Futebol. Segundo o clube Alviverde, os principais erros até o momento são de Rafael Klein em marcar pênalti de Cipriano em Rafael Borré diante do Inter e a marcação de pênalti de Francisco Soares Dias contra o Avenida. O executivo de futebol do Papo, Júlio Rondinelli, se posicionou em relação aos acontecimentos. “Sempre jogamos pra vencer. Tomamos um gol cedo. Me parece, pela grande maioria de mensagens que recebi, um pênalti extremamente duvidoso. O VAR chama e o árbitro vai, observa e mantém a decisão dele. Vamos avaliar. Incrível que contra o Inter, que está fazendo uma fumaça absurda de arbitragem agora, teve erro lá. Contra o São José também teve um pênalti duvidoso na saída do Gustavo (goleiro). Parece que quando é para nós tem uma dificuldade gigante para se marcar e quando é contrário olham diferente. Vamos acreditar na lisura das pessoas que cuidam do campeonato”, ressalta.
Dirigentes de Grêmio e Internacional estão se posicionando fortemente contra a arbitragem. O Juventude tem acompanhado as manifestações e recorda o erro no pênalti não marcado de Caíque em Gilberto na decisão de 2024. “Penso que ano passado fomos prejudicados na final do Campeonato Gaúcho por um pênalti não assinalado pelo Daniel Nobre Bins. Muitas vezes ele tem um prestigio, que talvez seja desproporcional em relação aos erros que vem cometendo no cenário estadual e nacional. A arbitragem gaúcha vem sendo bem comandada pelo Vuaden, que é muito justo e imparcial. Se ele achar que o melhor árbitro dele estiver errando, tem que punir ou reciclar”, finaliza Rondinelli.