Nesta quinta-feira (18), o Juventude conheceu o adversário das oitavas de final da Copa do Brasil através do sorteio realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Depois de eliminar o Iguatu-CE, Paysandu e Internacional. O juventude enfrentará o Fluminense na competição nacional. O primeiro confronto será no estádio Alfredo Jaconi, com o jogo de volta ocorrendo no Rio de Janeiro no Maracanã.
As datas e horários exatos dos jogos de ida e volta ainda serão definidos, assim como os mandos de campo. No entanto, o calendário da CBF prevê a disputa das oitavas de final nas semanas dos dias 31 de julho e 7 de agosto. Até agora, o Juventude já faturou R$ 5,46 milhões na Copa do Brasil. Com a vaga garantida nas quartas de final, o clube chegará ao valor total de R$ 8,925 milhões.
Essa será a sétima vez que Juventude e Fluminense se enfrentarão pela Copa do Brasil. O Juventude venceu uma vez, empatou duas vezes e perdeu três vezes. A primeira vez foi em 1999, ano do título do Juventude na competição, pela segunda fase. O Juventude perdeu por 3 a 1 no jogo de ida, mas venceu por 6 a 0 no jogo de volta no Jaconi. Em 2002, pelas oitavas de final, o Juventude empatou em 1 a 1 em Caxias do Sul e foi eliminado ao perder por 2 a 1 fora de casa. Em 2004, na segunda fase, o Juventude foi novamente eliminado. Empatou em 2 a 2 no jogo de ida no Jaconi e perdeu por 2 a 1 no Rio de Janeiro, sendo eliminado pelo Fluminense.