Em homenagem aos 70 anos da inauguração do Monumento ao Imigrante, aos 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul, e ao início de mais uma Festa da Uva da cidade de Caxias do Sul, o Juventude divulgou o lançamento de uma camisa especial, a Lendária Imigrante, que terá as vendas iniciadas em breve.
A novidade foi anunciada nas redes sociais, e contou com um vídeo gravado na Casa de Pedra, tendo uma mulher vestida com trajes típicos do tempo da imigração, cantando a tradicionalíssima canção Merica Merica, de Angelo Giusti, enquanto costura o novo manto jaconero. Após terminar, ela entrega a camisa para o seu marido, que guarda com amor a nova confecção. Depois o casal, já no lado de fora da casa, se posiciona de modo a “avistar uma nova terra”, tal qual o casal do Monumento ao Imigrante.
Contando com patchs alusivos à imigração italiana e à Taça do Monumento ao Imigrante conquistada pelo Alviverde em 1954, a camisa também conta com um escudo bordado, diferente, mas não desconhecido, posicionado no lado esquerdo do peito. Esse escudo, formado pelas iniciais do clube “E-C-J”, já começou a ser utilizado ainda em 2023 em alguns produtos oficiais do clube.
Outro fator interessante dessa peça é o design. A camisa é uma bela réplica daquelas utilizadas pelos homens nos tempos da colonização itálica da Serra Gaúcha. Tem uma tonalidade branca fosca, com gola redonda e botões. Além, é claro, dos detalhes em verde. Na parte de trás, o número estampado é o 70.
Em breve, essa camisa que entra para a coleção das “Lendárias”, ficará disponível para compra nas Lojas Nação Jaconera. O valor ainda não foi divulgado.