Reportagem: Noriana Behrend
Inspirada pela encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, nesta Quarta-feira de Cinzas (14), a edição de 2024. O tema é “Amizade Social e Fraternidade”. Em Caxias, o lançamento ocorre em uma coletiva de imprensa, a fim de apresentar a programação local. Com o lema “Vos sois todos irmãos e irmãs”, baseado no evangelho do apóstolo Mateus, a Campanha da Fraternidade completa 60 anos este ano.
O bispo diocesano Dom José Gislon disse que o tema escolhido vai à esteira de uma caminhada já empreendida pela Igreja Católica, em especial, pelo Papa Francisco. Isso porque a encíclica de 2020 é baseada na vida de São Francisco de Assis. Ele explica que os passos trilhados pelo santo, que dedicou a vida para socorrer os necessitados, são um grande exemplo de fraternidade.
Na opinião do bispo, o modelo de conduta precisa ser replicado no cenário atual, a fim de vencer conflitos e possíveis as diferenças, inclusive, de credo e de ideologia política. Além disso, que o respeito mútuo é a chave para vencer essas desavenças. Sendo o diálogo parte fundamental dessa construção em prol da paz. Portanto, conforme Dom José, um motivo de reflexão durante a Quaresma, período de profunda reflexão para os cristãos e tempo oportuno para exercer a tolerância.
A coletiva de imprensa de lançamento da Campanha da Fraternidade, em Caxias, aconteceu no Espaço Mater Dei, anexo à Catedral Diocesana. Dom José Gislon apresentou as ações da diocese durante a campanha, que vai ter a tradicional Coleta da Solidariedade para projetos cadastrados na Igreja Católica, no dia 24 de março, no Domingo de Ramos.