O primeiro encontro de influenciadores católicos, também chamados de missionários digitais, reuniu cerca de 1,4 mil participantes de 146 países nesta terça-feira (29), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia integra a programação do Jubileu do Ano Santo 2025. Entre os participantes esteve o jornalista caxiense Felipe Padilha, fundador da RUAH Comunicação, agência especializada em soluções para a comunicação eclesial e que atualmente atende à Diocese de Caxias do Sul.
Padilha embarcou para Roma na última quinta-feira (24) para participar do Jubileu dos Missionários Digitais e Influenciadores Católicos. As atividades tiveram início na segunda-feira (28), no Auditório da Conciliação, em frente à Basílica de São Pedro. A programação inclui rodas de conversa sobre a presença da Igreja na cultura digital, os desafios e oportunidades da missão evangelizadora nos meios digitais, além de momentos litúrgicos, como a passagem pela Porta Santa da Basílica, celebração da Missa e consagração da missão digital a Nossa Senhora.
Segundo Padilha, a viagem, custeada com recursos próprios, tem sido uma experiência significativa tanto pessoal quanto profissional, especialmente em um momento histórico para a Igreja, marcado pela escolha recente do Papa Leão XIV. Entre os destaques do primeiro dia, o padre Antonio Spadaro ressaltou que a missão da Igreja não é “buscar likes”, mas testemunhar a vida cristã. À tarde, o grupo conheceu mais sobre a trajetória de jovens santos, como Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, que serão canonizados em setembro. O dia encerrou com uma vigília de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, também na Basílica de São Pedro.
Nesta terça-feira (29), durante missa presidida pelo cardeal Luis Antonio Tagle, apontado como um dos favoritos ao papado após a morte de Francisco, e com a presença ao final do Papa Leão XIV, três pilares foram destacados pelo pontífice como essenciais para a missão digital.
Além da programação oficial, Felipe Padilha irá até Pádua para conhecer o setor de comunicação da Basílica de Santo Antônio, com o objetivo de estreitar laços com a Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, onde também atua profissionalmente. O retorno do jornalista a Caxias do Sul está previsto para o dia 5 de agosto.