Foi o que disse o deputado federal, Marcell Van Hatem (Novo/RS), em entrevista a Rádio Caxias, nesta quarta-feira (22). Pois, somente, neste período de janela parlamentar é possível fazer a indicação de emendas, ou seja, entre os dias 10 e 12 de junho. Após isso, é que o dinheiro deve ser liberado para viabilizar adequações estruturais no aeroporto de Caxias do Sul. O local se tornou um importante pólo aeroviário da região, junto com outros quatro aeroportos do Rio Grande do Sul (Canoas, Passo Fundo, Santa Maria e Santo Ângelo), dada a interrupção dos serviço de pousos e decolagens Aeroporto no Salgado Filho, de Porto Alegre.
Contudo, e conforme o parlamentar, esse R$ 1,3 milhão não seria suficiente para subsidiar todos as adequações necessárias do aeroporto de Caxias do Sul, que inclui a instalação de um sistema de pousos por instrumentos , conhecido pela sigla em inglês ILS de categoria1 (Instrument Landings System). A instalação desse equipamento permitiria pousos e decolagens na pista, mesmo em condições adversas, muito comuns na região e provocadas pela presença constante de neblina. Inclusive, o parlamentar disse que esse equipamento, a ser instalado no Hugo Cantergiani, de forma emergencial, poderá ser remanejado, futuramente, para o Aeroporto de Vila Olivia. Contudo, por se tratar de um sistema mais complexo, a sua instalação pode demorar até 12 meses, situação que permitiria a ampliação de até 20 voos para a região.
Além disso, está prevista a compra de outro instrumento de navegação aérea, chamado de Papi, que é utilizado para indicar a trajetória de aproximação de aeronaves na pista, com precisão. E do procedimento chamado de RNPAR 15, que é uma declaração da performance de navegação, necessária para a operação em um espaço aéreo definido.
Na opinião do parlamentar, essas adequações já deveriam ter sido feitas, dada a relevância que tem o aeroporto de Caxias para a região, conhecida por ser um importante pólo industrial e de negócios. Todavia, ele admite que como isso carece de investimento público, a situação se arrasta por muito tempo e deixou o aeroporto defasado. Ainda assim, adequações preliminares já devem ocorrer num prazo médio de 60 dias. Projeção mais otimista que a do aeroporto de Porto Alegre, cujos estragos, causados pelas chuvas, devem provocar o fechamento do Salgado Filho por mais 90 dias.
O orçamento necessário para adequação total do aeroporto Hugo Cantergiani chegaria a custar R$ 15 milhões. Isso, contanto com a verba federal já destinada, por meio de emenda parlamentar (R$ 1,3 milhão) e o recurso oriundo do caixa municipal, cerca de R$ 4 milhões, anunciado pelo governo Adiló Didomenico (PSDB). Ou seja, ainda seria necessário levantar cerca de R$ 10 milhões, a fim de viabilizar todo o projeto de adequação do aeroporto de Caxias. Dinheiro que, na opinião do deputado, seria facilmente levantado se o aeroporto contasse com recursos da iniciativa privada, bandeira defendida pelo parlamentar e por entidades locais, segundo ele, a exemplo do Mobi Caxias e da CIC Caxias.
Questionado quanto a internacionalização do aeroporto de Caxias, defendida por alguns clubes de futebol do Estado, e que permitiram a realização de campeonatos no interior, ainda que o Estado esteja imerso na maior tragédia climática de sua história, o deputado acredita ser possível, graças a interferência direta desses clubes de renome nacional, o que poderia facilitar essa interlocução política com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Receita Federal e Polícia Federal. No entanto, não estimou prazos para isso.
1 comentário
Infelizmente é impossível a instalação de ILS no Aeroporto Hugo Cantergianni, o Papi sim auxiliaria. A impossibilidade da instalação do ILS deve-se a grande quantidade de obstáculos nas áreas de aproximação e transição. Notícias de instalação de ILS em Caxias do Sul são promessas vazias sem embasamento técnico nenhum, o famoso jogar para a torcida.