Após receber inúmeras reclamações por e-mail e mensagens, com questionamentos sobre resultados de perícias e cumprimento de exigências, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou um comunicado em suas redes sociais alertando os beneficiários sobre os canais oficiais de atendimento. Os meios de contato disponibilizados pelo INSS são o aplicativo, o site Meu INSS e a central telefônica 135.
O órgão vinculado ao Ministério da Previdência Social não realiza esse tipo de atendimento via e-mail, nem pelas redes sociais. A comunicação da instituição, não tem acesso aos sistemas de concessão de benefícios da Previdência Social ou ao cadastro dos beneficiários. O órgão apenas recebe documentos e requisições dos cidadãos, não solicitando dados, nem documentos por e-mail. A gerente da Agência do INSS de Caxias do Sul, Elenilse Tomiello, reforça as formas do cidadão consultar informações ou tirar dúvidas sobre os benefícios.
Outra recomendação para manter a segurança dos dados pessoais, é não acessar o aplicativo para smartphones e o site Meu INSS, aplicativos de banco, plataforma de serviços digitais do governo federal, ou qualquer outro site que tenha informações pessoais em redes de wi-fi públicas ou em computadores desconhecidos. Programas que salvam os dados digitados podem estar ativos e capturar as informações sem conhecimento dos usuários das redes públicas.
A iniciativa ocorre após casos em que pessoas mal-intencionadas tentam se passar por servidores, usando até mesmo crachá do INSS, e visitam os beneficiários em casa. Os criminosos chegam a solicitar fotos, dados e documentos dos segurados. O instituto reforça que os serviços oferecidos são gratuitos e podem ser acessados diretamente no site da instituição ou pelo aplicativo Meu INSS, sem precisar de intermediários.
Quanto a prova de vida, o INSS esclarece que não está sendo exigida e que não direciona servidores para colher dados e fotos dos segurados ou beneficiários de auxílios pagos pela autarquia. Caso a pessoa receba mensagem no celular (SMS), a recomendação é denunciar.