No dia 28 de novembro, histórias de gestão exemplar e inovação serão reconhecidas pelo Mérito Metalúrgico Gigia Bandera, evento promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs). Além da premiação principal, o Simecs também entregará dois prêmios especiais para jovens talentos e projetos inovadores: o Jovem Empreendedor Industrial e o Projeto Inovador. Entre os premiados estão Evandro Susin, da Inova Sistemas Eletrônicos, na categoria Projeto Inovador, e Tiago de Azevedo, da Tertech, na categoria Jovem Empreendedor.
Fundada em 1997, a Inova tem 27 anos de atuação no mercado de sistemas eletrônicos. A inovação está no DNA da empresa, que busca transformar ideias em soluções com qualidade e agilidade, além de ser líder em diversos mercados, como o de panificação, onde controla 98% do mercado nacional de fornos. O projeto vencedor na categoria Projeto Inovador do prêmio Gigia Bandera introduziu uma plataforma inovadora para testar produtos eletrônicos, a GigaSmart, que permite testes mais rápidos, com redução do tempo de desenvolvimento de três meses para até um mês. O projeto desenvolvido inclui tecnologias como automação de testes, com a substituição de processos manuais, reconhecimento visual por software e validação sonora automatizada.
O líder da equipe de engenharia de processos e de automação, Géverton Borges, que trabalha na empresa há seis anos, destaca que a ferramenta desenvolvida tornou o processo mais eficiente e reforçou o compromisso da Inova com a customização e inovação. Além disso, ele enfatiza o apoio da direção e o engajamento da equipe como pilares do sucesso do projeto, assim como a autonomia dos funcionários e o desenvolvimento das potencialidades. Conforme Géverton, a indicação é um marco e orgulho para a empresa e evidencia trajetória percorrida.
Na categoria Jovem Empreendedor, a Tertech, fundada em 2010, iniciou as atividades como empresa terceirizadora de serviços e, no final do ano de 2013, se reinventou, iniciando uma nova jornada com a criação de uma linha de produtos próprios, como quadros de comando, painéis modulares e soluções em chapas de aço, para atender os segmentos de adequação de máquinas, automação industrial e residencial, instalações elétricas, montadores de máquinas e manutenção industrial.
Segundo o empresário Tiago de Azevedo, quatro pilares são fundamentais para o sucesso: foco, disciplina, determinação e persistência, além da importância do apoio da família e da visão de longo prazo. A indicação ao prêmio Gigia Bandera, como jovem empreendedor, é atribuída ao reconhecimento do trabalho do time e à colaboração com outros empresários.
Atualmente, a Tertech está em transição para uma nova sede, com ampliação significativa da estrutura, cuja inauguração está prevista para 2025. Além disso, a empresa busca profissionais que se identifiquem com a missão e valores da instituição para integrar a equipe. O contato pode ser feito diretamente pelo site tertech.ind.br/vagas.
Além das duas categorias indicadas, os homenageados deste ano são o CEO da Rondoncorp, Sergio Carvalho; a diretora da Silpa Peças e Equipamentos, Silvia Paniz; e a diretora da Matrizaria Cardoso, Silvane Zan. A premiação ocorre na Villa Basilico, em Caxias do Sul.