Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias
  • Saúde

Infectologista da Prefeitura de Caxias do Sul explica diferenças entre leptospirose e dengue

  • Redação
  • 16/05/2024
Foto: Divulgação e Freepik

Com as enchentes e muitos outros problemas que estão atingindo mais de 400 cidades do Rio Grande do Sul, um novo medo começa a sugir: a possibilidade de casos de leptospirose, doença transmitida principalmente pelos ratos. Além disso, os sintomas dela são muito similares com a da Dengue, desta forma a infectologista do Controle de Infecção Municipal de Caxias do Sul, Anelise Kirsch, explica quais são as diferenças destas malezas e como funciona o tratamento para cada uma delas.

Com as cheias e até o transbordo de águas em bueiros, a leptospirose começou a se tornar uma preocupação. A doença é infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; seu contágio ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas. A infectologista Anelise Kirsch destaca quais são os cuidados que as famílias, principalmente as que estão retornando para suas casas atingidas pelas fortes chuvas, devem ter na hora da limpeza.

Anelise também comenta quais são as diferenças entre a leptospirose e da dengue, já que são doenças com sintomas similares e que estão em evidência neste período.

A infectologista explica que os tratamentos para ambas as doenças é diferentes e ressalta como é necessário buscar uma ajuda médica antes de se automedicar. 

Além disso, a profissional aproveita para alertar sobre algumas informações que estão sendo disseminadas sobre uma profilaxia para se prevenir da leptospirose, contudo, afirma que não é 100 % eficaz.

Como a previsão é de mais chuva, é preciso se atentar tanto para os possíveis focos de dengue quanto transitar pela água parada que possa estar contaminada.

Tags:
  • caxias do sul
  • cuidado
  • doença
  • enchentes
  • leptospirose
  • Mosquito
  • Rio Grande do Sul
Avatar
Redação

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Dnit estima que 40% do valor gasto em adequações em rodovias do Estado será aplicado na Serra Gaúcha

  • Noriana Behrend
  • 16/05/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Sistema Marrecas segue em manutenção, em Caxias

  • Tahena Irigoyen
  • 16/05/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Secretaria do Turismo apresenta plataforma digital que reúne destinos, atrações e eventos de Caxias do Sul

  • 17/06/2025
ler post

Mais de 50 profissionais da cultura participam das escutas ativas presenciais da Política Nacional Aldir Blanc

  • 17/06/2025
ler post

Forte chuva causa interdição total da BR-470 entre Bento Gonçalves e Veranópolis na noite desta terça-feira

  • 17/06/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Partida entre Caxias e CSA sofre alteração na data
  • As dificuldades enfrentadas pelo Juventude na busca por contratações
  • SIMECS promove evento sobre o futuro da indústria eletroeletrônica no próximo dia 27 de junho
  • Grupo DRSUL amplia portfólio de marcas com inauguração de primeira concessionária GAC no RS
  • “Continuamos analisando o mercado e buscando efetivar as contratações”, comenta presidente do Juventude
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

16/05/2024 - Atualizado em 16/05/2024 - 13:48

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar