O aumento expressivo no número de casos de doenças respiratórias, que tem provocado a superlotação dos hospitais de Caxias do Sul, preocupa autoridades e especialistas da área da saúde. No Hospital Pompéia, conforme dados enviados à reportagem da Rádio Caxias, os atendimentos relacionados a doenças respiratórias aumentaram mais de 50% nos últimos dois meses. Em abril, foram registrados 3.466 atendimentos no Pronto Atendimento. Já em maio, o número subiu para 4.001, representando um aumento de 535 atendimentos, ou cerca de 15,4%. Especificamente em relação às queixas respiratórias, elas correspondiam a 18,75% dos atendimentos em abril e passaram para 29,54% em maio, um aumento de aproximadamente 57,8%.
Nos hospitais particulares, o aumento também é significativo. Entre abril e maio de 2025, a procura por atendimentos por síndrome gripal no público adulto no Pronto-Atendimento do Complexo Hospitalar Unimed cresceu 50,59%. No público infantil, esse aumento foi ainda maior, chegando a 64,81%. Quanto à positividade dos exames (para influenza A/B, covid-19, vírus sincicial respiratório, adenovírus, parainfluenza 1, 2 e 3), em adultos, houve um crescimento de 21% em maio em relação a abril, com um salto de 28% para 49%. Entre crianças, o aumento foi de 14%, passando de 37% para 51%. O predomínio, no público adulto, é do vírus influenza A; em crianças, os casos são majoritariamente de vírus sincicial respiratório e influenza A/B.
De acordo com o diretor técnico hospitalar da Unimed Serra Gaúcha, Dr. Guilherme Zatti Fedrizzi, apenas nos primeiros dias de junho foram realizadas 830 consultas por quadros virais em adultos e 707 atendimentos para o público infantil. Ele destaca a importância de medidas essenciais de prevenção durante o período de maior incidência de doenças respiratórias, especialmente a vacinação.
Neste sábado (14), a Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul realiza um mutirão de vacinação, em parceria com diversas entidades e instituições de saúde. A ação busca ampliar a cobertura vacinal e conscientizar a população sobre a importância da imunização, especialmente considerando que menos da metade da população recebeu o imunizante. A vacinação está disponível para todos os públicos desde o dia 19 de maio.
A orientação da Secretaria da Saúde é que as pessoas busquem se vacinar antes do início do inverno. A maior preocupação é com os públicos prioritários, mais vulneráveis a complicações, como idosos, crianças e gestantes. O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Algumas unidades possuem horário estendido: as UBSs Reolon e Vila Ipê atendem das 8h às 19h; já as UBSs Cinquentenário, Eldorado, Esplanada, Cruzeiro e Desvio Rizzo funcionam das 8h às 20h.