Nesta semana, o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) informou que os estoques dos tipos sanguíneos AB-, O- e O+ continuam em estado crítico. Apesar de uma leve melhora, já que na terça-feira (14) cinco tipos estavam nessa condição, a situação ainda preocupa. Durante o período de férias, as doações costumam diminuir, o que reforça a necessidade de contribuição de doadores para qualquer tipo sanguíneo.
O Hemocs segue distribuindo sangue e plaquetas para atender 49 municípios da região, mas alerta que a colaboração da população é essencial para manter os estoques estáveis. Neste sentido, a assistente social do Hemocs, Clarice da Rosa, destaca a importância de os doadores manterem uma rotina de comparecimento ao serviço para garantir a regularidade das doações.
Vale lembrar que para ser doador é necessário ter entre 18 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve acontecer antes dos 60. Além disso, é preciso comparecer no Hemocs bem alimentado e com documento de identificação com foto. Também é necessário não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação ou fumar duas horas antes. Adolescentes de 16 e 17 anos também podem doar, contudo, mediante a autorização dos responsáveis.
Os interessados podem agendar um horário pelo telefone 3290.4580 ou Whatsapp 98418.8487. Os doadores também podem comparecer ao Hemocs de forma espontânea, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h45; e aos sábados, das 8h às 12h. O Hemocs fica localizado na rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.