O Troca Solidária ocorre todos os sábados, com participação média de 690 famílias por semana. Apenas em 2024, 389,1 toneladas de resíduos foram trocadas por 97,3 toneladas de alimentos. Atualmente, são contemplados 27 bairro, num programa que tira o lixo seletivo das ruas e põe comida saudável na mesa completa 15 anos nesta quinta-feira (20/6), mesmo dia do aniversário de Caxias do Sul.
O Troca Solidária é um projeto da Prefeitura de Caxias do Sul, executado pela Codeca em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e com a Fundação de Assistência Social (FAS). Criado em 2009, o programa foi retomado em 2021, por determinação do prefeito Adiló Didomenico, após uma pausa de dois anos.
O programa consiste em trocar quatro quilos de resíduos por um quilo de hortifrutigranjeiros, até o máximo de 15 quilos de alimentos por família. Com essa sistemática, contribui para a limpeza urbana, evitando o descarte de lixo nas ruas, fomenta a cultura da sustentabilidade e da reciclagem e possibilita alimentação saudável. A alimentação é fornecida por agricultores da região.
O Troca Solidária recebeu, em 2011, o Certificado de Reconhecimento na 10ª edição do Prêmio Gestor Público, promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec).
Em 2023, o Troca Solidária foi reconhecido no 5º Prêmio Boas Práticas de Gestão Pública, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
O cronograma completo está disponível no site da Codeca (www.codeca.com.br), em Troca Solidária.