Nesta semana, a Guarda Municipal efetuou a 80ª prisão de foragido da justiça em 2024. Os números são expressivamente maiores em comparação a 2023, quando 31 pessoas foragidas foram capturadas. A marca foi atingida na última quinta-feira (5), durante patrulhamento no bairro Cinquentenário, após a realização de abordagem de um indivíduo. Ao consultar ao sistema, constatou-se um mandado de prisão expedido pela Vara de Execução Criminal da Comarca de Caxias do Sul-RS.
O aumento de prisões se deve a múltiplos motivos, conforme o diretor da Guarda Municipal, César Leandro Soares, como o aumento no efetivo de agentes e a reformulação do setor de inteligência.
Com o efetivo reforçado, outros índices também registraram crescimento em 2024. No período entre janeiro e novembro deste ano, a Guarda Municipal realizou um total de 414 autos de prisão flagrante e 23.173 atendimentos, enquanto em todo o ano de 2023 foram registrados 226 prisões flagrantes e 19.684 atendimentos pelo 153.
Os números de apreensão de arma de fogo também aumentaram de 2 para 10 operações. Outro fator que contribui para o melhoramento do desempenho da Guarda foi a instalação do Centro Integrado de Operações (CIOP), no final de 2023.
O Ciop entrou em funcionamento em 9 de outubro de 2023, visando integrar as forças de segurança de Caxias do Sul, através do uso de quase 400 câmeras de segurança.