As preparações para as celebrações dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul em 2025 estão em andamento. Na última quinta-feira (12), ocorreu a primeira reunião da comissão oficial no Centro Administrativo, em Porto Alegre, com o objetivo de iniciar a construção da programação do sesquicentenário. A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) coordena as atividades da comissão e recebeu, nesse primeiro encontro, o consul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valério Caruso.
O principal objetivo é utilizar o simbolismo da data para valorizar a herança cultural, a história e as tradições italianas, além de fortalecer os laços de amizade e cooperação entre o Brasil e a Itália. Durante o encontro, foi definido que a comissão responsável se reunirá a cada quinze dias, às quartas-feiras.
O titular da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e presidente da comissão, Fabrício Peruchin, destaca que a comissão está aberta à participação de todas as entidades e da comunidade. Ele também ressalta a importância da promoção do logo oficial por meio das agências de publicidade do Estado.
Em visita a Veneto, na Itália, em abril deste ano, o Estado foi presenteado com uma das maiores simbologias italianas, o Leão de São Marcos, que será instalado em um local ainda a ser definido.
Em Caxias do Sul, foi instituída, em fevereiro deste ano, a comissão executiva oficial com cerca de 40 entidades para as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no município. Além disso, foi lançado o selo comemorativo, uma chancela que valida as ações para celebrar as festividades.