Na quarta-feira (21/8), o governo do Rio Grande do Sul e o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap) assinaram um acordo de cooperação para desenvolver projetos de cidades inteligentes no Estado. A assinatura ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com a presença do governador Eduardo Leite. A Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI) lidera o acordo.
O Secretário Adjunto de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira, destacou em entrevista a Rádio Caxias que o acordo é uma oportunidade para o Estado, especialmente, após a tragédia climática. Ele mencionou que Caxias do Sul é uma das cidades com potencial para receber as melhorias do projeto piloto, previsto para começar em 2025. Ainda conforme Bruno, o projeto visa promover sustentabilidade, inovação e eficiência nos serviços públicos, utilizando tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Segundo Secretário Adjunto de Planejamento, Governança e Gestão, o referido convênio também apoia a reconstrução dos municípios afetados pelas enchentes que atingiram o Estado, em maio de 2024. Incluindo a criação de um observatório de cidades inteligentes, desenvolvimento de planos de implementação e captação de recursos financeiros. A administração pública também receberá suporte técnico para gerenciar essas iniciativas, cujo mapeamento de cidades com este potencial deve ser realizado até o final deste ano.
Ranking de Cidades Mais Inteligentes do Brasil
Segundo o ranking Connected Smart Cities 2018, a cidade paraense de Curitiba foi eleita a mais inteligente e conectada do país. A pesquisa, , considerado o principal estudo sobre o tema no Brasil, contou com a participação de cerca de 700 cidades, que foram analisadas a partir de 70 indicadores. Depois da capital paranaense, aparecem no ranking São Paulo (SP), Vitória (ES), Campinas (SP) e Florianópolis (SC). Na sexta colocação está o Rio de Janeiro (RJ), seguido por Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ), na 10ª colocação.
Confira abaixo, a entrevista completa com o Secretário Adjunto de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira, ao Jornal da Caxias com a apresentação de Noriana Behrend e Tales Armiliato: