Devido à alta demanda, tendo em vista o excesso de chuva registrado em maio e no último fim de semana, as equipes do executivo tem recebido apoio do Governo estadual e da iniciativa privada para recuperar os acessos no interior do município.
Em resposta às necessidades emergenciais, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur-RS), disponibilizou R$60 milhões para a contratação de horas-máquina. Caxias do Sul está entre as cidades beneficiadas, com a responsabilidade de gerenciar os trabalhos e fiscalizar a execução.
O representante da Sedur-RS, Naasom Luciano, esteve acompanhado do diretor da Coordenadoria Extraordinária de Reconstrução da Prefeitura de Caxias, João Uez. Luciano, esteve nas localidades a fim de vistoriar as obras em andamento. Após verificar a situação, Luciano avaliou a necessidade de muitos reparo e anunciou a liberação de um novo aporte financeiro.
Segundo Uez, foram percorridas as localidades de Sertória Baixa, em Santa Lúcia do Piaí; Forquetinha, em Nova Palmira; Caravaggio da 3ª Légua; e o distrito de Vila Cristina e ele explica, a partir da visita, quais são as prioridades das equipes do município para o investimento desse valor nas obras nessas localidades.
De acordo com o assessor, Nasom Luciano, o objetivo do governo é reforçar a resiliência das comunidades afetadas pelas chuvas. Ele reforça que a recuperação dos acessos é crucial para garantir a mobilidade dos cidadãos e a continuidade das atividades econômicas, especialmente no setor agrícola.