Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Geral
  • Notícias

Governo Adiló aprova o projeto para venda de áreas públicas ao Samae, sob críticas da oposição no legislativo caxiense

  • Cristiano Daros
  • 15/07/2026
Foto: Cristiano Daros | Rádio Caxias

O Samae foi autorizado a comprar oito áreas públicas de Caxias do Sul, que pertencem ao Executivo Municipal, localizadas na região do bairro São Ciro. O custo para autarquia é de R$ 33,7 milhões. De acordo com o Projeto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (15), o objetivo é ampliar a área de preservação nas bacias captação de água do Dal Bó e da Maestra. O valor é transferido ao caixa livre da prefeitura, mas foi aprovado com placar apertado, de 12 a 9, e sob muita crítica da oposição.

As sessões extraordinárias foram convocadas pela manhã, quando o projeto foi protocolado com pedido de urgência. A bancada do Novo respondeu como emendas para determinar onde esses valores deveriam ser aplicados, mas foram consideradas inconstitucionais. Nos discursos, os parlamentares insistiram que o objetivo da permissão de venda não seria exclusivamente ambiental, mas uma forma de amenizar a crise orçamentária da Prefeitura. O vereador Cláudio Libardi (PCdoB) lembrou que esse valor não pode ser empreendido pelo executivo de qualquer forma, ficando sujeito a ser considerada uma manobra que viola a Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo ele, o Executivo terá que realizar mudanças na Lei Orçamentária Anual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, explicando onde esse valor será alocado.

Vice-líder do Governo no legislativo caxiense e relator da matéria, o vereador Zé Dambrós (PSB), minimizou as críticas. Ele reforçou que um projeto parecido foi aprovado em 2024 e que se for necessária uma readequação da Lei Orçamentária, ela chegará ao legislativo em breve.

A vereadora Sandra Bonetto (Novo) foi autora de uma emenda modificativa, que determinava onde metade do valor deveria ser alocado, mas com parecer da CCJL de inconstitucionalidade. Ela criticou a estratégia do Governo Adiló, demonstrando preocupação com a saúde financeira da autarquia e o futuro de projetos importantes, como o de levar água potável ao interior do município. Segundo Sandra, um dos pareceres do próprio Samae apontou que não há recursos para realizar essa operação.

As sessões extraordinárias foram convocadas ainda na quarta, devido ao recesso parlamentar que inicia na quinta-feira (16). O Executivo possui a prerrogativa de chamar novas reuniões dos parlamentares durante o período, que se encerra em 3 de agosto. O projeto de regularização fundiária “Esse Terreno é Meu” foi aprovado na sessão, com voto favorável dos 21 parlamentares presentes.

Tags:
  • CAMARA DE VEREADORES
  • caxias do sul
  • Prefeitura de Caxias
  • samae
Cristiano Daros

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Vereadores de oposição ao Governo Adiló articulam instauração da CPI do Orçamento, em Caxias

  • Cristiano Daros
  • 15/07/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Vereadores de oposição ao Governo Adiló articulam instauração da CPI do Orçamento, em Caxias

  • 15/07/2026
ler post

Seminário em Caxias do Sul debate inclusão e políticas públicas para pessoas com altas habilidades e superdotação

  • 15/07/2026
ler post

Homem é preso por tráfico de entorpecentes em Caxias do Sul

  • 15/07/2026
Leia também
  • Governo Adiló aprova o projeto para venda de áreas públicas ao Samae, sob críticas da oposição no legislativo caxiense
  • Árbitro catarinense apita Juventude e Cuiabá
  • 4º BPChq celebra sete anos reforçando a segurança pública e a atuação operacional na Serra Gaúcha
  • Elenco do Caxias retoma trabalho visando jogo-treino contra o Internacional
  • Projeto da Biblioteca engloba Dia do Amigo e início das férias de inverno com os estudantes
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Baixe o Aplicativo Rádio Caxias

🎧 Leve a Rádio Caxias com você para onde for! 📱

Com o App da Rádio Caxias, você ouve nossa programação AO VIVO

✅ Escute os programas que você adora
✅ Acompanhe notícias em tempo real
✅ Interaja com a nossa equipe direto do app
✅ Receba notificações com os destaques do dia

📲 Baixe agora, é gratuito!
Disponível para Android e iOS.

Baixar agora.

Já tenho o APP Rádio Caxias

15/07/2026 - Atualizado em 15/07/2026 - 20:40

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar