As obras de reforma no Instituto Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul, seguem em ritmo avançado. Atualmente, quatro espaços passam por intervenções, o ginásio poliesportivo, o auditório, o Bloco A, que abriga salas de aula e laboratórios de informática, além do refeitório e da cozinha. O ginásio é o espaço mais adiantado, com 95% do cronograma executado, enquanto os demais ambientes têm cerca de 40% das obras concluídas até o momento.
O instituto foi contemplado com mais de R$ 20 milhões provenientes do Governo do Estado para a reforma dos blocos A e B, construção de novos refeitório e cozinha, instalação de sistemas de ventilação e exaustão na cozinha, além da recuperação do ginásio e do auditório.
Conforme o coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (4ª Crop), Joel Vargas da Silva, o ginásio está praticamente pronto e deve ser o primeiro espaço a ser entregue à comunidade. Ele detalha ainda que o auditório também apresenta bom andamento no cronograma. Após a conclusão dessas estruturas, a reforma avançará para o Bloco C, que também abriga salas de aula, laboratórios de informática e a biblioteca. Na sequência, será a vez do Bloco D, onde estão localizados o setor administrativo e mais salas de aula. Além das melhorias internas, todo o passeio público da escola também será revitalizado.
O coordenador destaca o bom andamento da obra, que deve resultar em um espaço renovado, moderno e mais agradável para a comunidade escolar.
A acessibilidade no ginásio não foi contemplada no projeto, pois a estrutura das arquibancadas é composta por contrafortes dos arcos, que não podem ser demolidos para adequação. Já no auditório, por exigências do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), a capacidade será reduzida de 1.000 para 860 lugares, embora ele continue sendo o maior auditório da cidade. A previsão é de que todas as obras estejam concluídas até o final de 2026.




1 comentário
Turma formanda 2025 do magistério torcendo para o término da obra no auditório. Ter a solenidade de formatura na escola em que estudamos seria um fechamento de ouro nesse ciclo de estudo.