A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) através de seus geólogos e, ainda, com o apoio da Secretaria Municipal da Habitação e Guarda Municipal, identificaram novas fissuras na encosta do bairro Galópolis devido ao excesso de chuvas das últimas horas. Segundo informações da SEMMA, a movimentação, desta vez, ocorreu atrás do Sindicato Têxtil, à direita da BR-116, onde já ocorreu deslizamento de terra atingindo o cartório e o CRVA do bairro. (Confira no mapa).
Na manhã deste sábado (11), os técnicos e geólogos da pasta municipal realizaram a avaliação da fenda e de uma casa próxima, que já apresentava rachaduras no piso e nos muros. Os moradores da residência foram orientados a sair por segurança. Mais tarde, no período da tarde, as equipes da Secretaria Municipal da Habitação abriram uma vala para escoar a água para que não entre na fissura e diminua o risco de deslizamento. Foram colocadas lonas (foto) para proteger a área da água.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul, o bairro de Galópolis foi o mais atingido com as chuvas que castigam todo Rio Grande do Sul. Também na localidade, ocorreram deslizamentos de terra com o registro de sete mortes. Uma senhora segue desaparecida. Mais da metade do bairro, ou seja, mais de 220 famílias, está fora de suas casas. Ruas do bairro continuam bloqueadas para o trânsito e acesso dos moradores.
Conforme a prefeitura, os técnicos seguem monitorando toda a encosta do bairro também via câmeras de segurança do Centro Integrado de Operações (CIOp).