As ações ocorreram na tarde de quinta-feira (14), quando a Prefeitura realizou mais uma etapa da força-tarefa destinada ao acolhimento e encaminhamento às pessoas em situação de rua, na Praça Dante Alighieri. Com o intuito de facilitar o acesso aos atendimentos realizados pelo Centro Pop Rua, foram ofertados serviços como encaminhamentos às casas de passagem, ao cadastro único, corte de cabelo e barba, disponibilização de passagem de ônibus para as pessoas em situação de rua que desejam retornar à sua cidade natal, esclarecimento de dúvidas, abordagens sociais, dentre outros atendimentos que necessários.
Uma das entidades parceiras foi o Instituto Amar ao Próximo, com cinco barbeiros voluntários do projeto Barbeiros do Bem, que realizaram 53 cortes de cabelo e barba. Conforme a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Geórgia Tomasi, destacou a importância da ação, a ideia dessa ação centralizada foi ofertar o trabalho que já é feito nos bairros. “Chegar àquela população que por algum motivo ainda não foi abordada, ou nunca frequentou o Centro Pop Rua. E também dar visibilidade a este trabalho que é feito. Conseguir ofertar esses direitos aos usuários, que ainda não estão vinculados, e mostrar à comunidade o nosso trabalho”, salienta.
Como resultado do trabalho, foram efetuados 125 atendimentos. Um total de 58 pessoas em situação de rua, que procuravam orientações e encaminhamentos, foram atendidas. Os serviços de acolhimento institucional ajudaram 12 pessoas, que saíram das ruas, passaram a ter um lugar digno para dormir, se alimentar e ter todo o suporte de atendimento e acompanhamento da assistência social. Também foram realizados dois encaminhamentos de pessoas para suas cidades de origem. Caxias do Sul é o único Município da Serra Gaúcha que oferta serviços especializados em assistência social às pessoas em situação de rua.
COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE CAXIAS