Após a conclusão da etapa de habilitação de quatro projetos do Financiamento Municipal do Turismo (Fintur), na última semana a Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico (STURDE) divulgou os segmentos e os nomes dos projetos contemplados. O edital contou com inscrições abertas para diferentes áreas turísticas, de forma que o setor de eventos foi o único que obteve inscritos, e todos os projetos foram contemplados.
Lançado neste ano, os primeiros aprovados no programa foram o Instituto Bruno Segalla, com o projeto “Percurso de Monumentos de Bruno Segalla”; Ana Almeida Arquivos e Acervos Ltda., com “Na Trilha do Patrimônio Industrial – São Pelegrino”; Agência de Viagens Arte do Turismo, com a proposta “Andiamo Bus”; e o Instituto Hércules Galló, com “Museu do Território em Galópolis”.
Em entrevista à Rádio Caxias, o coordenador de projetos do Fintur, Rafael dos Santos, destaca os bons resultados alcançados na primeira edição e o planejamento da pasta em manter o programa no próximo ano, com a potencialização dos recursos.
A iniciativa era destinada a pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que tivessem registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e o Alvará Turístico Municipal emitido pela Secretaria. As propostas passaram por um comitê assessor e pela análise da comissão de avaliação e seleção. Além disso, o edital, que estava previsto para encerrar em 27 de outubro, foi prorrogado até 4 de novembro.
O Fintur conta com uma verba de R$ 420 mil, prevista na Lei Orçamentária Anual, que será distribuída entre as quatro instituições selecionadas, com o objetivo de fomentar o setor no município.
