Realizado pela primeira vez em Caxias do Sul, o Festival LABmais encerrou a programação no último sábado (6), após três dias de atividades. A iniciativa inédita no país foi promovida pelo Departamento Nacional do Sesc, em parceria com o Sistema Fecomércio-RS/Sesc, e reuniu mais de 300 jovens vindos de 17 estados brasileiros, além de atrair um público total superior a 3 mil pessoas.
O encerramento ocorreu no Parque dos Macaquinhos e teve como destaques as apresentações da rapper gaúcha Cristal, apontada como uma das vozes mais promissoras da cena nacional, e da cantora baiana Melly, expoente do pop brasileiro, que realizou a primeira apresentação no Rio Grande do Sul. O clima foi de celebração da cultura e da diversidade, essência do projeto.
A diretora do Sesc Caxias, Liziane dos Santos, ressaltou a expressiva participação e a imersão dos jovens ao longo da programação, evidenciando a força do festival como espaço de troca e aprendizado.
A caxiense Mikaella Amaral, participante do LABmais de Caxias do Sul, foi premiada no último Festival de Cinema de Gramado como Melhor Atriz na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Gaúchos, produção realizada dentro do projeto do Sesc. Para ela, a experiência no festival foi um divisor de águas, tanto na vida profissional quanto na pessoal.
Além de representantes do Rio Grande do Sul, participaram jovens do Acre, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. O evento proporcionou um amplo intercâmbio de talentos, culturas e histórias de vida.
A programação contou com oficinas, mostras de trabalhos, painéis de discussão e apresentações artísticas. Os participantes também tiveram acesso a laboratórios de experimentação em diferentes áreas da economia criativa e da produção cultural, com foco em estimular o protagonismo, a criatividade e a inserção dos jovens no mercado de trabalho em todo o país.