Foto de Cyrus Crossan por Unsplash
O limiar de atenção das pessoas na internet está cada vez mais curto, com os “cinco minutos de fama” mais próximos de “cinco segundos”. E os jogos online estão incluídos nessas tendências de viralidade.
A “viralidade” é uma das principais características da internet, desde os seus primórdios. De uma hora para outra, algum assunto chama a atenção do público e “explode” em popularidade, apenas para ser posteriormente substituído por um novo assunto. Esse ciclo se repete com uma frequência acelerada.
Naturalmente, a viralidade também alcança os jogos online, com alguns conseguindo “sustentar” a atenção pública por um tempo maior do que outros. É impossível prever o que vai se tornar viral, mas podemos explorar um pouco alguns dos títulos virais mais famosos e aprender coisas com cada um.
1 – Flappy Bird
O título mobile “Flappy Bird” é provavelmente o primeiro exemplo moderno de um fenômeno viral entre os jogos mobile, explodindo em popularidade em 2013. Da noite pro dia, o título se tornou o aplicativo mais baixado da loja digital da Apple, ultrapassando outros jogos e até mesmo redes sociais.
A popularidade massiva veio acompanhada de críticas, o que fez o desenvolvedor do jogo retirá-lo das principais lojas de aplicativos poucas semanas após o “boom” de downloads. Apesar disso, novas versões foram lançadas para smartphones (legalmente e ilegalmente), assim como para os consoles.
2 – Apostas esportivas
As apostas esportivas já estavam presentes no Brasil há alguns anos, embora exclusivamente online, já que a atividade não é permitida fora da internet. Sua popularidade era alta, mas as coisas alcançaram um novo patamar com a regulamentação de sites dessa natureza, o que veio junto dos cassinos online.
Alguns títulos de cassinos online, como o Aviator, se tornaram fenômenos entre os apostadores, mas as apostas são as protagonistas de plataformas dessa natureza. O futebol, em especial, tem demanda alta nos sites, o que não é surpreendente quando nós refletimos que se trata da maior paixão nacional.
Acompanhando o caráter viral das apostas esportivas, portais especializados em fornecer análises de casas de apostas e informações atualizadas para auxiliar apostadores também ganharam visibilidade.
Um exemplo é o Visão de Jogo que publica avaliações detalhadas de casas conhecidas como a Betano apostas a fim de orientar jogadores a escolher locais confiáveis para realizar seus palpites esportivos. Além disso, há muitas outras opções que podem ser vistas no site – como Superbet, Estrelabet e Betway – além de poder ver muitas estratégias sobre a melhor visão de jogo.
É correto dizer, então, que as apostas esportivas são fenômenos virais, em especial naqueles sites que patrocinam atletas e clubes nacionais e internacionais, associando a marca ao esporte. Para quem se interessa pela atividade, isso é positivo; desde que, claro, exista preocupação com o jogo responsável.
3 – Pokémon Go
“Pokémania” é o nome pelo qual ficou conhecido o fenômeno de sucesso da franquia Pokémon no ocidente durante o começo dos anos 2000. No Brasil, o lançamento do anime impulsionou essa fama, o que contribuiu para que “Pokémon” se tornasse a propriedade intelectual mais lucrativa da história.
Em 2016, uma nova “Pokémania” foi vista, dessa vez com o título mobile “Pokémon Go”, onde o objetivo é capturar monstrinhos usando a câmera do smartphone. Embora o número de jogadores tenha caído em anos subsequentes, o período onde o mundo inteiro jogou o título não é esquecido!
4 – Fortnite
Fechando a lista está o fenômeno viral mais recente, o título do gênero Battle Royale “Fortnite”. Ao contrário dos outros, sua popularidade aconteceu num período em que influenciadores digitais já são gigantes na internet, o que significa que o jogo se beneficiou da divulgação de influenciadores online.
É interessante notar também que, embora seja o título com menos conteúdos infantis dessa lista, Fortnite é um sucesso estrondoso especialmente com as crianças. Mesmo hoje, a base de jogadores ultrapassa as centenas de milhões, com novas atualizações para o game lançadas com regularidade.
Compreender o fenômeno viral de cada um dos títulos acima nos ajuda a perceber como o próprio conceito de viralidade mudou com o passar dos anos. As maneiras como os jogos ficam populares hoje não são as mesmas de tempos passados, com um maior peso nas mãos dos influenciadores digitais.