Em Caxias do Sul, o mercado de trabalho enfrenta um descompasso entre o número de vagas disponíveis e aquelas efetivamente oferecidas pelas empresas, com uma grande parte dos postos de trabalho não sendo cadastrada na Agência FGTAS/Sine local. Embora a agência registre uma demanda considerável, com cerca de 300 pessoas atendidas diariamente, o número de vagas divulgadas ainda é muito inferior ao total existente na cidade.
De acordo com Zenaira Hoffmann, coordenadora da Agência FGTAS/Sine de Caxias do Sul, o Feirão de Vagas, realizado como parte do programa Empregar RS, evidencia essa lacuna.
“Temos cerca de 500 vagas disponíveis apenas para entrevistas hoje, além de outras 400 vagas no painel de vagas da agência. Contudo, a cidade possui muito mais vagas em aberto, especialmente no setor administrativo, mas as empresas ainda não estão utilizando nosso serviço gratuito”, explica.
Ela destaca que, entre as vagas oferecidas, a maioria não exige qualificações avançadas. As oportunidades abrangem desde funções simples, como auxiliar de limpeza e caixa de supermercado, até posições mais especializadas. Além disso, Zenaira aponta a importância do cadastro das vagas no Sine, já que a agência oferece, gratuitamente, uma série de serviços que facilitam a intermediação entre empresas e candidatos, como a disponibilização de salas para entrevistas.
Apesar da alta demanda, a coordenadora observa que muitos candidatos ainda enfrentam dificuldades de acesso às vagas devido a questões como a distância até as empresas.
“As vagas de caixa de supermercado, por exemplo, são muitas, mas as pessoas que moram em bairros mais distantes nem sempre conseguem ser atendidas, já que as empresas preferem candidatos mais próximos”, comenta Zenaira.
Postos de Trabalho
Caxias do Sul tem se destacado na criação de postos de trabalho. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em agosto a cidade ficou em segundo lugar no Estado em criação de empregos, perdendo apenas para Porto Alegre. Com a criação de mais de 1.300 postos de trabalho, a cidade está vivendo um momento de crescimento no setor. No entanto, a coordenadora reforça que, apesar da grande demanda por mão de obra, o grande desafio está em encaixar as pessoas certas nas vagas disponíveis.
Além disso, Zenaira explica que a Agência FGTAS/Sine também oferece outros serviços, como apoio ao seguro-desemprego, intermediação de vagas para imigrantes e emissão da carteira de artesão.
“O trabalho da agência vai além da intermediação de emprego. Facilitamos o acesso ao seguro-desemprego, apoio a imigrantes e até a emissão da carteira de artesão, contribuindo para o desenvolvimento de setores que vêm crescendo na cidade”, destaca Zenaira.
A coordenadora ainda faz um apelo às empresas para que aproveitem os recursos gratuitos oferecidos pela agência.
“Apenas 10% das vagas disponíveis no município estão sendo divulgadas conosco. O serviço é gratuito e oferece muitos benefícios tanto para as empresas quanto para os trabalhadores”, conclui.
A coordenadora também alerta sobre a importância de os candidatos manterem seus documentos em bom estado de conservação, especialmente o documento de identidade.
“A gente percebe que, principalmente nos dias de Feirão, muitas pessoas apresentam documentos danificados, o que pode impedir o atendimento. A identidade precisa estar em bom estado”, explica.
A Agência FGTAS/Sine de Caxias do Sul segue atendendo a população de forma gratuita,. Para mais informações sobre vagas e serviços, basta acessar as redes sociais da agência ou comparecer diretamente ao local.
Serviço:
Agência FGTAS/SineCaxias do Sul
Endereço: Bento Gonçalves, 1901
Horário de atendimento: das 8h ao meio-dia; e das 13h às 16h
Site: http://www.fgtas.rs.gov.br