Como já é tradição, a Feira Ecológica celebra a chegada da Primavera. Para comemorar a nova estação, os agricultores ecológicos organizam o Festival em parceria com instituições e empresas da região. O evento ocorre neste sábado (27), das 8h às 11h, na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino. A nova estação começou no início da semana.
Haverá distribuição de mudas de hortaliça e os estudantes da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra) receberão a comunidade e orientarão os visitantes da Feira sobre formas de cultivo na primavera e compostagem urbana. Também haverá orientação sobre técnicas para criação de abelhas sem ferrão pela Associação Serrana de Meliponicultores (Assermel).
Os integrantes da associação mostrarão enxames de algumas espécies, caixas, além de produtos como mel e própolis. Ivanir Nicchetti de Campos, presidente da Assermel, destaca a busca para mostrar ao público a necessidade da conservação e preservação do trabalho feito pelas abelhas.
A Assermel reúne 50 associados de municípios da região da Serra gaúcha e tem o objetivo de acompanhar e apoiar na orientação da meliponicultura para polinização, na preservação e na multiplicação de enxames de abelhas sem ferrão. A associação também auxilia pessoas interessadas a iniciarem a atividade, seja como lazer ou como fonte de renda.
A primavera é um momento essencial para a agricultura, em especial para a agricultura ecológica, pois os agricultores trabalham o cultivo sazonal. Esse é um período especial para a brotação e florada para a produção de maçã, pêssego, uva, caqui, amoras, framboesa, por exemplo. Nesta estação também são semeadas plantas de ciclo anual, especialmente pelo aquecimento do solo, do ar e da água, que permitem a germinação de milho, feijão, vagem, tomates, morangas, abóboras e pimentão.
O evento também contará com apresentação cultural da DJ Paulinha del Mar com repertório para latinidades e brasilidades.