Elaborado pela equipe técnica da Fundação de Assistência Social (FAS), o Plano Político Pedagógico (PPP) norteará a atuação dos abrigos institucionais estatais para crianças e adolescentes. Atendendo a uma antiga demanda, nesta segunda-feira (16), a FAS entregou o plano para as coordenações dos Serviços de Acolhimento Institucional Sol Nascente e Estrela Guia.
O projeto formulado pelos educadores sociais que atuam diretamente nos abrigos, aborda vários pontos que devem embasar as equipes no convívio rotineiro com as crianças e adolescentes. O documento sugere alguns cuidados com as crianças, como o controle do tempo de uso de aparelhos eletrônicos, que seguem as orientações técnicas da Sociedade Brasileira de Pediatria, com tópicos tratando especificamente de cada faixa etária. A presidente da FAS, Geórgia Tomasi, ressalta a produção do documento que norteará a atuação das equipes.
Durante a cerimônia de entrega do documento às coordenações dos serviços de acolhimento, também foi apresentada a portaria que nomeia os servidores que farão parte da comissão encarregada da atualização do projeto. O grupo se reunirá mensalmente, recolhendo opiniões dos trabalhadores diretamente envolvidos nos serviços de acolhimento, para o constante aprimoramento e adaptação.
Georgia ainda destaca que as característica dos acolhidos de hoje são muito diferentes de 10 anos atrás, o que torna necessária a constante atualização do plano pedagógico. O documento também foi apresentado pela FAS ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), para que fossem acrescidas suas contribuições.