A apresentação ocorre em uma audiência pública, que será realizada nesta quinta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) é um projeto elaborado a partir de dados censitários, diagnósticos e levantamento de demandas, a partir de uma série de discussões, coordenadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa). O plano deverá direcionar ações voltadas ao meio rural caxiense nos próximos 20 anos, com revisão a cada quatro.
Conforme o secretário Rudimar Menegotto, o plano irá funcionar como uma espécie de cartilha e que irá orientações futuras e prioritárias para o desenvolvimento rural. Ele também explica que o PMDR foi desenvolvido a muitas mãos, contando com a cooperação do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável do RS (Emater); Sindicatos Rural e dos Trabalhadores Agricultores Familiares; Secretaria Estadual da Agricultura (Seapi); e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, entre outros.
Rudimar Menegotto faz questão de apontar a produção hortifrutigranjeira como um dos setores pujantes do município, se não, o carro-chefe de Caxias do Sul em se tratando de desenvolvimento rural. Uma vez que o Município tem mercados consumidores bem próximos, permitindo o melhor escoamento da produção e despontando o setor com um dos mais significativos para Caxias.
Neste sentido, o secretário assegura que o PMDR é fundamental para nortear ações voltadas para este e outros setores importantes do Município. Questão que passa o planejamento de melhorias da malha viárias e ações que não apenas garantam a permanência no campo, mas torne o setor atrativo para as novas gerações, inclusive, com a geração de emprego e renda. Portanto, a expectativa do dirigente é que o PMDR seja colocado em prática, ainda no primeiro semestre de 2024.