Cerca de uma semana depois do anúncio da autorização do Estado para a construção de uma ferrovia entre Porto Alegre e Gramado as movimentações sobre o assunto aumentaram. Tendo em vista que a linha férrea que fará essa ligação deve cruzar 19 municípios, um interesse de algumas dessas cidades foi demonstrado em também possuir ligações pelos trilhos.
Um dos municípios interessados foi Caxias do Sul, onde o secretário de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcus Vinicius Caberlon, teria proposto a extensão da ferrovia até a cidade serrana, promovendo a ligação. Em conversa com o administrador da SulTrens, empresa responsável pelo serviço ferroviário, Renato Ely, foram detalhadas as informações sobre esse interesse, mas destaca que são projetos secundários.
Ely também esteve em Caxias do Sul nesta semana em visita a empresa Marcopolo Rail, que é voltada para o segmento Metroferroviário, para avaliar a possibilidade de fechar um contrato para compra de materiais utilizados na construção da ferrovia. Conforme o administrador, as impressões para um possível negócio foram positivas.
O investimento previsto para a construção da estrutura é de R$ 4,5 bilhões, valor que será totalmente financiado pela iniciativa privada. A projeção é de que a ligação entre a capital gaúcha e a Serra tenha uma redução de 50% no tempo de viagem.
A estimativa é de as obras de construção levem cerca de sete anos, com o transporte entrando em operação em 2032. A empresa responsável pelos trabalhos tem a outorga de exploração dos serviços por 99 anos.