O investimento esperado pelo Ministério dos Transportes, tanto na demolição da estrutura antiga, quanto na construção da nova ponte, ligando Nova Petrópolis a Caxias do Sul, será de R$ 38 milhões. Sendo que R$ 6 milhões serão gastos, apenas, na demolição e na retirada de destroços do leito do rio, a fim de garantir a tanto a trafegabilidade na pista, quanto questões ambientais.
O ministro, Renan Filho, em entrevista exclusiva para a Rádio Caxias, garantiu que a estrutura sobre o Rio Caí será a ponte mais rápida construída no Rio Grande do Sul. E que o Governo Federal tem trabalhado, bastante, para restabelecer as vias de acesso ao Estado, tanto que dos 120 pontos de interrupção, registrados no início da crise climática do RS, apenas cinco continuam dificultando o trânsito de veículos, sendo quatro, apenas, na BR-470, entre Veranópolis e Bento Gonçalves; e mais um, localizado na BR-116, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, onde será construída a referida ponte provisória.
Com relação aos custos envolvidos na obra, o ministro disse que o deslocamento dessa estrutura está sendo arcado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e que a montagem é fruto de uma parceria com equipes do Exército. Neste sentido, ele estima que a obra emergencial esteja pronta em até 15 dias, já as obras para a instalação da ponte permanente, em até seis meses. Contudo, a demolição da antiga estrutura está prevista para acontecer, nesta terça-feira (04).
A nova ponte deverá ser construída utilizando uma nova tecnologia, levando em consideração a incidência, cada vez maior, de eventos climáticos adversos. Situação que justifica, inclusive, o alto investimento com a estrutura, pois serão gastos R$ 7 milhões, apenas na cabeceira da ponte da ponte fixa, e que deverá ter um extensão total superior a 100 metros.
Confira a entrevista exclusiva na íntegra no Jornal da Caxias, desta terça-feira (04):