Na semana que lembrou o Dia do Professor, o ex-senador Cristovam Buarque de forma entusiástica abordou a educação no Jornal da Caxias. Quando ocupava a tribuna do Senado Federal, em 2013, ele já defendia a criação de uma carreira nacional do magistério, com direitos e deveres comuns a todos os professores do país. Na época, ele apontou que isso ajudaria na solução de problemas como o não cumprimento do piso salarial por parte de alguns estados e municípios.
Mais de 12 anos depois, Buarque continua acreditando no que chama de sistema nacional de educação. Ao lamentar a falta de avanços sobre o tema ao passar do tempo, também afirma que enquanto a educação ficar dependente das condições financeiras da família ou da Prefeitura, não haverá equidade.
Ele cobra uma seleção nacional dos docentes e um modelo que garanta que ao nascer a criança tenha certeza que vai ter uma boa escola independente da condição social.
Nesse contexto, Buarque também aponta a necessidade de incluir a avaliação de desempenho para todos os envolvidos com o setor. Ele crítica a aceitação permanente dos professores, independente da atuação. Acresce que tudo que tem importância, tem o desempenho analisado.
Já ao abordar a violência escolar, ele afirma que a origem pode ser interna e externa. Pontua que quando a sociedade fica violenta, essa violência acaba se espalhando. Mas acresce que quando o aluno é obrigado a ter aula em um ambiente hostil, sem indícios de um futuro promissor, ele também acaba reagindo de forma violenta.
Por fim, ele projeta que no futuro o conceito de escola e professor irá mudar, deixando de ser uma aula teatral que será substituída pela cinematográfica, com uso de toda a tecnologia e métodos disponíveis. Ele compara as alterações com o mesmo cenário de quando o cinema foi inventado e muitas peças teatrais foram adaptadas para o vídeo.
Cristovam Buarque é professor aposentado e também atua como escritor, área em que tem diversas obras publicadas.
Acompanhe, em áudio, a entrevista na íntegra ao Programa Jornal da Caxias desta sexta-feira (17).