A recém-eleita reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcia Barbosa, que assumirá o cargo em 21 de setembro para o mandato de 2024 a 2028, confirmou à reportagem da Rádio Caxias que estará em visita à Caxias do Sul no dia 09 de setembro. Ela deve visitar na cidade o então Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, local oferecido pela UCS para abrigar o Campus da UFRGS na região da Serra.
Nesta quinta-feira (22), durante entrevista à Rádio Caxias, a professora revelou ter tomado conhecimento do projeto de instalação de um Campus da UFRGS na região da Serra, em Caxias do Sul, através da imprensa. Marcia relatou que estava em Brasília quando o novo vice-reitor, Pedro Costa, também a ser empossado em setembro, visitou Caxias do Sul com uma comitiva para conhecer o então Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul
“Compreendi (na capital federal) que um dos desafios que o governo federal está se impondo é o de criar dez novas federais e para nossa felicidade, aqui no Rio Grande do Sul, um dos locais que o governo está querendo investir para fazer um Campus da Universidade Federal é em Caxias do Sul, justamente porque existe uma lacuna nessa região do Estado de federais”, completou a nova reitora da instituição.
De acordo com Marcia, o desafio do governo federal, pensando no Campus de Caxias do Sul, tem toda uma negociação a ser feita porque é um investimento importante e após a liberação dos recursos iniciais tem a carga de todos os anos (que irão continuar).
“Esse investimento tem que ser visto sobre o contexto de que nós já estamos com outro Campus, no litoral norte, ainda em fase de consolidação”, enfatizou Marcia.
A professora afirmou ainda que é preciso muito debate desde a escolha dos cursos que farão parte do novo Campus da UFRGS em Caxias do Sul. Segundo ela é necessária a presença de uma discussão com as forças vivas e entidades da região da Serra através de um processo que não deve ser apressado.
Questionada sobre a presença de outras instituições de ensino superior e, principalmente, a própria Universidade de Caxias do Sul de caráter comunitário em toda a região da Serra, a nova reitora disse que a UFRGS não pode chegar na cidade e no nordeste gaúcho pensando em destruir todas as faculdades e instituições de ensino superior. Conforme ela, a intenção da instituição não é sair patrolando ninguém.
“A UFRGS não pode entrar para destruir. É preciso conversar com as outras universidades presentes na região. Essa conversa vai existir. Vou até Caxias para conversar com diversos setores e que nós iremos fazer um estudo científico, por exemplo, o que as pessoas querem estudar se a universidade federal estiver aí e o que terá mercado”.
Em relação a proposta da Universidade de Caxias do Sul oferecendo o então Campus 8 para receber as futuras instalações da federal, a nova reitora da UFRGS foi direta:
“O local também depende do desenho de cursos que a gente vai fazer. É uma negociação que ainda não começou e que eu acho muito interessante a gente, como a UFRGS está presente em outros locais, pensar em alguma modalidade que a gente consiga atender a localidade, é muito importante”, finalizou a professora.
Marcia Barbosa é professora titular do Departamento de Física da UFRGS e possui experiência em gestão pública. Pedro Costa, o novo vice-reitor, é professor da Escola de Administração da UFRGS e especialista em administração pública e gestão de organizações do terceiro setor.
Confira, em áudio, entrevista com a nova reitora da UFRGS, professora Marcia Barbosa, durante entrevista ao programa Jornal da Caxias com a apresentação de Tales Armiliato e Noriana Behrend na manhã desta quinta-feira (22).