O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, assinou o Termo de Convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), nesta quarta-feira, 3 de dezembro, no Palácio Piratini. O documento firmado garante o repasse de R$ 17,2 milhões do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) para a execução das obras de construção da via alternativa à BR-116, denominada Estrada Municipal Caminho Pomerano. O novo caminho terá 5km a menos do que a BR-116 para quem trafegará entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul.
Conforme o projeto, a via alternativa Estrada Municipal Caminho Pomerano está localizada entre o Bairro Juriti e a localidade de São José do Caí e terá 3,7km de extensão, 7m de pista de rodagem e mais 2m de ciclofaixa. A abertura da estrada, segundo a prefeitura de Nova Petrópolis, está em estágio avançado e foi realizada com aporte financeiro e logístico da iniciativa privada do município.
Michaelsen detaca que a abertura da estrada irá movimentar a economia nova-petropolitana, facilitará o acesso à Caxias do Sul e beneficiará os agricultores que sofreram com as enchentes de maio de 2024.
A previsão de inauguração da Estrada Municipal Caminho Pomerano é para o segundo semestre de 2026.
