Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Especial
  • Notícias

Especial: Humanizar por meio da educação pode transformar o cenário de combate ao bullying nas escolas

  • Luiz Kapp
  • 07/04/2024
Foto: Reprodução | Internet

Aos poucos os sinais da violência psicológica ocasionadas pelo Bullying começam a aparecer. A criança que era extrovertida, fica cabisbaixa. O adolescente que falava sobre tudo com seus pais, já não se abre mais. Esses são alguns dos detalhes aparentes no comportamento de alguém que está passando por algum tipo de sofrimento. 

No dia 7 de abril, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência Infantil, uma data que busca conscientizar a sociedade sobre prevenção e combate a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes. O bullying, seja ele físico, verbal, psicológico ou virtual, é um problema grave que afeta milhares de jovens em todo o país, deixando marcas profundas e duradouras em suas vidas.

Neste contexto, o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência Infantil surge para promover debates, campanhas e ações educativas que buscam sensibilizar a população, especialmente pais, educadores e autoridades, sobre a gravidade do problema e a importância de se adotar medidas preventivas. A Gerente Pedagógica Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul, Bruna Conrado, fala do olhar pedagógico nessas situações.

Escolas, famílias e comunidades trabalhando juntas debatendo a prevenção ao bullying, promovendo um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo para todas as crianças e adolescentes. Bruna acredita em um olhar mais humanizado, para além da responsabilização.  

Uma nova lei sancionada em janeiro deste ano, configura como crime as práticas de bullying e cyberbullying. A nova Lei de Proteção à Infância e Adolescência também passa a considerar como hediondos o sequestro, cárcere privado e exploração de crianças e adolescentes. Ana Maria Franchi Pincolini, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Caxias do Sul, fala do papel da instituição na fiscalização de políticas públicas e também do entendimento do bullying como algo a ser combatido.

Um dos pontos conversados com a presidente do Comdica, está a participação dos pais na prevenção do bullying. Ana também é psicóloga, ela diz que o estilo educativo em casa pode também refletir nos ambientes escolares.

Sonia Rossetti, psicóloga da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) de Caxias do Sul, alerta para esses sinais apresentados pelas crianças que estão sofrendo com o Bullying.

Sonia destaca também que o Bullying pode ser interrompido, que ao presenciar uma situação de violência é necessário denunciar e ajudar a vítima, pois tanto o agressor quanto quem participa também está passível de punições.

O Bullying deixa nas vítimas sintomas que podem perdurar ao longo de toda vida adulta, como ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático, transtornos de autoimagem, baixa autoestima e quadros de fobia. O dia 7 de abril, o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência Infantil, tem o propósito de educar e também de trazer esperança de um futuro mais humanizado. 

Tags:
  • BULLYING
  • combate
  • DIA NACIONAL DO BULLYING
  • EDUCAÇÃO
  • escolas
Avatar
Luiz Kapp

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Blitz Balada Segura flagra 43 condutores sob efeito de álcool, em Caxias

  • Redação
  • 07/04/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Janela partidária encerra com mais três alterações na política caxiense

  • Alana Matos
  • 07/04/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Homem é preso com 100 porções de drogas no bairro Jardim América, em Caxias

  • 07/02/2026
ler post

Estiagem e altas temperaturas em fevereiro acendem alerta aos agricultores de Caxias do Sul

  • 07/02/2026
ler post

Fevereiro Laranja alerta para diagnóstico precoce da leucemia e doação de medula óssea

  • 07/02/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Homem é preso com 100 porções de drogas no bairro Jardim América, em Caxias
  • Juventude conhece tabela do Campeonato Brasileiro Sub-20
  • “Uma reformulação, um estudo geral do nosso elenco será feita a partir de agora”, destaca presidente do Caxias
  • Estabelecimento é interditado na Estação Férrea em operação contra perturbação ao sossego
  • Organização financeira no início do ano pode definir o sucesso do orçamento ao longo dos meses
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar