Em 2017, um decreto federal estabeleceu à governança municipal, conforme ressaltado pela vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, em entrevista exclusiva à Rádio. Conforme ela, o grande desafio da governança em todas as estâncias está em utilizar da melhor forma os recursos além de apresentar resultados à população.
Conforme Paula, ao longo dos anos o setor privado tem buscado melhorias contínuas que são acompanhadas de perto pelo setor público. Frente a governança, atualmente todo o processo administrativo dos municípios são regidos através de uma cartilha.
Segundo a vice-prefeita, em Caxias, um escritório de dados e uma comissão foram estabelecidos para orientar e coordenar o projeto, definindo, acompanhando e avaliando indicadores de desempenho e metas do programa de governo, para que as decisões e ações sejam tomadas com base nesses dados.
Ainda conforme Paula, o plano de ações conta com envolvimento de mais de 60 servidores municipais que realizaram treinamento disponibilizado pelo governo federal. Atualmente, o Banco de Dados possui cerca de 40 servidores que atuam como ponte de informações, garantindo a viabilidade do projeto.