Até o dia 27 de maio empresas dos setores de comércio, serviço e indústria de Caxias do Sul podem realizar o cadastro para participar do Dia Livre de Impostos (DLI). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site https://dialivredeimpostos.org.br/. Para aderir a iniciativa não é preciso ser associado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, que tem o núcleo jovem como promotor.
A ação está marcada para o dia 29 de maio, e ocorre simultaneamente em todo o Brasil. Negócios que participarem vão receber um kit de divulgação, com folders, balões, adesivo de identificação, etiquetas de preço e outros materiais promocionais. Para fazer parte da mobilização é necessário oferecer ao menos um item com desconto de 33%, o que simboliza a carga tributária média sobre bens e serviços no país.
O objetivo da ação está em chamar a atenção para a alta carga tributária no país. Conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o trabalhador precisa trabalhar 149 dias por ano para pagar impostos. Não por coincidência, a data da campanha marca os cinco meses necessários para cumprir com os encargos.
O Dia Livre de Impostos ocorre há 19 anos no país, sendo esta a sétima vez consecutiva que a CDL Jovem de Caxias do Sul esta na organização da iniciativa na cidade. As ações ocorrem de forma simultânea em todo o território nacional e darão ênfase à venda de produtos e serviços com percentuais de descontos proporcionais aos impostos de cada item.
Os maiores tributos estão no cigarro (83,32%), cachaça (81,87%), perfume nacional (69,13%), micro-ondas (59,37%), creme de barbear (56,64%), vinho (54,7%), relógio (53,14%), gasolina (53,03%) e Joias (50,44%).