Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Enchentes: vice-governador critica Governo Federal tanto pela demora na entrega de casas populares, quanto pelo atraso da malha aeroviária do Estado

  • Noriana Behrend
  • 01/08/2024
Foto: Reprodução X

Há cerca de três meses, o Rio Grande do Sul assistia atônito aos estragos causados pela maior tragédia climática do Estado. Contudo, os efeitos ainda hoje estão sendo sentidos pela população, em especial, quem perdeu tudo durante as enchentes. Isso porque, cerca de 3.300 gaúchos ainda encontram-se em situação precária, alojados em ginásios de esporte. Conforme o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, esses locais, embora chamados de “abrigos”, carecem de estrutura adequada para acomodar as famílias durante longos período, a exemplo da falta de chuveiros, sanitários, cozinhas, dormitórios individualizados e privacidade torna essa realidade altamente inadequada.

Neste sentido, o vice-governador disse que para mitigar esse problema — enquanto o Estado aguarda a entrega das casas definitivas, prometidas pelo governo federal — foram criados três Centros Humanitários de Acolhimento, um em Porto Alegre e outros dois em Canoas. Segundo Gabriel, os espaços foram viabilizados graças a uma parceria com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio) e o  Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc), que oferecem um espaço mais estruturado para os desabrigados, com brinquedoteca para crianças, lactário, fraudário, cozinha comunitária, refeitório, lavanderia, internet e espaço multiuso para formação profissional.  

Conforme o vice-governador, os centros humanitários oferecem apenas alívio temporário, mas não substituem a necessidade urgente de casas adequadas. Neste sentido, Gabriel Souza critica a burocracia envolvida no processo e a falta de ação do Governo Federal, haja vista que algumas dessas casas já deveriam ter sido entregues em julho. O vice-governador aproveitou também para cobrar o Governo Federal quanto a ampliação da massa aeroviária do Estado, principalmente, depois da outorga repassada pelo  Estado ao Governo Federal. Situação que, em tese, deveria possibilitar a operação de voos comerciais em Canela e Torres.

Gabriel Souza ainda assegura que tanto o comitê científico quanto o conselho do Plano Rio Grande devem continuar orientando a reconstrução do Estado, sempre com a adaptação necessária às mudanças climáticas. Sendo fundamental, contudo, que as autoridades priorizem famílias em situação de vulnerabilidade social, acelerando a entrega de casas e garantindo a retomada da dignidade e segurança dessas pessoas.

Tags:
  • Canoas
  • Gabriel Souza
  • governo do rs
  • Governo Federal
  • Porto Alegre
  • VICE-GOVERNADOR
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

UBS Parque Oásis, de Caxias, retoma atendimentos nesta segunda

  • Keize Machado
  • 01/08/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Acidente com morte é registrado na RS-122, em Flores da Cunha

  • Redação
  • 01/08/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Luciano Zucco é eleito governador do Rio Grande do Sul em vitória histórica no primeiro turno

  • 04/10/2026
ler post

Caxias do Sul elege quatro deputados estaduais no pleito deste domingo

  • 04/10/2026
ler post

Denise Pessoa é reeleita deputada federal com mais de 100 mil votos

  • 04/10/2026
Leia também
  • Luciano Zucco é eleito governador do Rio Grande do Sul em vitória histórica no primeiro turno
  • Senador eleito, Marcel Van Hattem promete combatividade para representar os gaúchos
  • Com promessa de frente da direta, Sanderson defende orgulho de ser sulista
  • Gabriel Souza encerra eleição em terceiro lugar na disputa pelo Piratini e avalia queda no desempenho do MDB
  • Juliana Brizola reconhece a derrota e afirma que o foco agora é trabalhar na reeleição de Lula como presidente
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

01/08/2024 - Atualizado em 01/08/2024 - 11:16

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar